segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A tendência filosófica evangélica de igrejar os desigrejados



Um fenômeno hoje que revela claramente o quão longe fomos arrastados do evangelho genuinamente bíblico é o movimento crescente do cristianismo ao gosto do consumidor. E infelizmente as igrejas históricas estão também incluídas nessa tendência evangélica.

São igrejas e líderes com interesses próprios que se esforçam em amenizar a verdade do evangelho e até mesmo excluir textos da Bíblia que tem assuntos que as pessoas não estão dispostas a ouvirem.

Aliás, nossa geração está cauterizada com a idéia de que a verdade é subjetiva e de que cada um tem a sua própria verdade. Cada um tem a sua própria experiência. Cada um decide o que é bom. Cada um escolhe o que mais lhe agrada e ninguém pode interferir nessa escolha. Vivemos num mundo plural, com muitas idéias, conceitos e valores.

E dentro desse contexto da época está a igreja e muitos evangélicos têm defendido o pensamento de envolver o povo numa atmosfera que não seja o cristianismo radical. Não importa o que a Bíblia diz! O mais interessante, insistem em dizer, é que as pessoas estão se achegando para o nosso meio em busca de um anestésico para as suas dificuldades financeiras, emocionais, físicos e espirituais. Uma filosofia de “igrejar os desigrejados” e que tem deixado a igreja num terrível silêncio e numa profunda pobreza doutrinária.

Com isso, hoje muitos líderes, e até mesmo de igrejas históricas, têm colocado a relevância acima da verdade bíblica. Congregações que tem sido engodada pela isca da pós-modernidade tão relativista e pragmática oferecendo um tipo de evangelho adaptado e ambíguo para que os sem-igrejas possam consumir.

No entanto, creio que é na Bíblia que encontramos os fundamentos e princípios da natureza da comunidade cristã. Continuo acreditando que as Escrituras, e não os métodos humanos, são a única regra de fé e prática para que a igreja cresça de maneira saudável.

Mesmo que os conceitos, valores e costumes tende a passar por sérias transformações, a essência da mensagem cristã não pode mudar. Somos chamados por Deus para sermos fiéis de uma herança teológica grandiosa e gloriosa e precisamos urgentemente com firmeza e amor declarar essas verdades de Deus evitando erros.

Isto posto, que a igreja do Senhor não se venda tornando os fundamentos e princípios tão caros do Cristianismo histórico mais atraentes e/ou agradáveis aos homens para incluí-los ao rol das suas congregações.

Que nos guardemos da onda do “bungee-jumping” teológico que somente entretém a multidão, nada mais do que isso!

Marcos Sampaio Publicado por Marcos Sampaio

Nenhum comentário: